sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tronco de Amêndoa de Natal

Ingredientes:
• 12 gemas
• 500 gr de açúcar
• 12 ovos
• 260 gr de farinha com fermento
• 80 gr de amêndoa moída
• Manteiga e açúcar q.b.

Creme de chocolate:
• 1 colher de sopa de manteiga
• 2 dl de natas
• 50 ml de leite
• 400 gr de chocolate em tablete
• Cacau em pó q.b.

Preparação:
Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte três tabuleiros com manteiga e forre-os com papel vegetal, untado também.
Bata as gemas com metade do açúcar, até obter um creme firme e homogéneo. Repita a operação com os ovos e o restante açúcar.
À parte peneire a farinha e junte-lhe a amêndoa moída. Envolva os dois cremes, alternando com a mistura de farinha.
Distribua o preparado pelos três tabuleiros e leve a cozer ao forno durante 12 minutos. Findo esse tempo, retire e polvilhe cada tabuleiro com açúcar.
Vire cada tabuleiro sobre um pano de cozinha e descole o papel vegetal. Deixe arrefecer.

Creme de chocolate:
Misture a manteiga com as natas e o leite e leve ao lume, mexendo até que levante fervura. Adicione o chocolate, partido em pedaços, e mexa até obter um creme homogéneo. Deixe arrefecer.

Barre os bolos com o creme, com parte do creme de chocolate.
Enrole um deles em forma de torta, enrole o segundo à sua volta, formando assim uma torta mais grossa e por fim enrole o ultimo sozinho, formando uma torta mais fina. Cubra as duas tortas obtidas com o creme de chocolate.
Coloque a torta mais grossa numa travessa de servir e corte a mais fina ao meio. Com a ajuda de um pouco de creme, coloque cada metade, das que cortou da torta mais fina, nos dois lados da torta, formando assim um tronco. Passe um garfo sobre o creme, ao longo dos troncos, formando veios da casca de árvore.
Enfeite a gosto com motivos à sua escolha.



Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Torta Noite de Natal

Ingredientes:
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 5 colheres de sopa de açúcar de pasteleiro
• Amêndoas
• Chantilly
• 200 gr de chocolate meio amargo
• 100 gr de chocolate branco
• Raspas chocolate branco
• 4 claras em castelo
• 2 e 1/2 colheres de farinha de trigo
• 1 pacote de gelatina
• 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
• 1 copo de leite de coco
• 150 gr de margarina
• Natas

Preparação:
Coloque numa tigela funda a margarina e o açúcar e vá acrescentando aos poucos a farinha e as amêndoas moídas, misturando com as pontas dos dedos até obter uma massa macia e uniforme. Forre o fundo e laterais de uma forma redonda média de aro removível com esta massa e leve ao forno, pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Entretanto, prepare o creme de chocolate: dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água fria e reserve. Misture o chocolate meio amargo picado com a natas e leve ao banho-maria até obter um creme liso e brilhante. Acrescente a gelatina reservada e misture bem, para que ela derreta no calor da mistura. Despeje esse creme sobre a torta já pronta e leve ao frigorífico durante 1 hora. Prepare o creme de coco: dissolva a gelatina em 1/2 colher de chá de água e deixe descansar por alguns minutos. Aqueça o leite de coco e acrescente em seguida a gelatina, misturando até que ela derreta completamente. Bata as claras em castelo e sem parar de bater junte o açúcar. Misture delicadamente as claras batidas à mistura de leite de coco e gelatina e monte uma segunda camada sobre o creme de chocolate. Derreta em banho-maria o chocolate branco juntamente com a nata até formar um creme liso. Espere que arrefeça e despeje sobre a torta, alisando com uma espátula. Decore com as raspas de chocolate e mantenha no frigorífico, desenformando somente quando for servir.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Ameixas Quentes Mentoladas

Preparo: 20 minutos
Rendimento: 10 porções

10 ameixas frescas partidas ao meio (cerca de 900 gramas)
1 Chávena(s)(chá) de suco de maçã pronto para beber
3 Colher(es)(sopa) de menta picada
1 Colher(es)(sopa) de licor de menta
2 Colher(es)(sopa) de açúcar
1 litro de sorvete de creme


Misturar bem em uma panela as ameixas, o suco de maçã, o açúcar, a menta e o licor. Levar ao fogo por 6 minutos, ou até ferver. Tampar a panela e cozinhar até as ameixas ficarem macias. Retirar do fogo e servir as ameixas com a calda, ainda quente, acompanhada de sorvete de creme. Se preferir, decore com folhas de menta.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Anel colorido

1 (chá) de frutas picadas (morango, laranja em gomos, uvas, kiwi, pêssegos, etc)
½ Chávena(s)(chá) de cubos de gelo
1 Chávena(s)(chá) de água quente
1 Chávena(s)(chá) de água fria
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 caixa de gelatina sabor cereja
1 caixa de gelatina sabor limão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Morangos para decorar


Dissolver a gelatina de cereja em ½ xícara (chá) de água quente, juntar a água fria e os cubos de gelo e misturar até dissolver por completo. Despejar em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro e levar à geladeira por 2 horas para formar uma película. Dissolver a gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem e reservar. Hidratar a gelatina de limão na água quente restante, misturar o leite condensado, o creme de leite, as frutas, a gelatina reservada e despejar sobre a gelatina de cereja que deve estar bem endurecida. Levar à geladeira por 3 horas ou até firmar, desenformar sobre um prato, decorar com morangos e servir.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Alho-poró com queijo brie




1 Chávena(s) (chá) de creme de leite fresco
1 Chávena(s) (chá) de queijo brie picado
5 Colher(es) (sopa) de azeite de oliva
4 Colher(es) (sopa) de vinho branco
2 Colher(es) (sopa) de alcaparras
4 alhos-poró grandes
1 gema


Limpar o alho-poró, deixando somente os talos mais macios e lave. Partir ao meio no sentido do comprimento e colocar em uma panela com 1 litro de água fervente e um pouco de sal. Deixar cozinhar até ficar macio. Retirar do fogo, escorrer a água e reservar o alho-poró. Bater no liquidificador o azeite de oliva, o creme de leite, o vinho, o queijo e a gema até obter um creme bem liso. Transferir a mistura para uma panela e levar ao fogo. Cozinhar, sem parar de mexer, até encorpar. Acrescentar as alcaparras e o sal, misturar e retirar do fogo. Colocar o alho-poró em uma travessa, regar com o creme preparado e distribuir a pimenta.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Ameixas frescas em calda com creme de baunilha

Creme:
½ litro de leite

1 Chávena(s)(chá) de açúcar, mais 10 Colher(es)(sopa) para o Creme
½ Chávena(s)(chá) de suco de laranja
1,3 quilos de ameixas frescas médias sem caroço, partidas ao meio

Creme:
1 Colher(es)(sopa) de essência de baunilha
6 gemas de ovos


Colocar as ameixas em uma panela e espalhar por cima o açúcar e o suco de laranja. Levar ao fogo baixo e deixar cozinhar por 17 minutos, ou até as ameixas ficarem macias e formar uma calda. Para o preparo do creme, colocar em uma panela o leite e a essência de baunilha. Deixar ferver, retirar do fogo e reservar. À parte, bater em uma tigela as gemas e o açúcar até obter um creme claro. Aos, poucos, juntar o leite quente, batendo sempre. Volte o creme para a panela e cozinhe, em banho-maria, batendo sempre. Retirar assim que encorpar. Servir quente ou frio com as ameixas.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Alho-poró com Queijo Brie




Preparo: 15 minutos
Rendimento: 8 porções

4 alhos-poró grandes
1 Chávena(s) (chá) de queijo brie picado
1 Chávena(s) (chá) de creme de leite fresco
5 Colher(es)(sopa) de azeite de oliva
4 Colher(es)(sopa) de vinho branco
2 Colher(es)(sopa) de alcaparras
sal e pimenta rosa a gosto
1 gema


Limpar o alho-poró, deixando somente os talos mais macios e lavar. Partir ao meio no sentido do comprimento e colocar em uma panela com 1 litro de água fervente e um pouco de sal. Deixar cozinhar até ficar macio. Retirar do fogo, escorrer a água e reservar o alho-poró. Bater no liquidificador o azeite de oliva, o creme de leite, o vinho, o queijo e a gema até obter um creme bem liso. Transferir a mistura para uma panela e levar ao fogo. Cozinhar, sem parar de mexer, até encorpar. Acrescentar as alcaparras e o sal, misturar e retirar do fogo. Colocar o alho-poró em uma travessa, regar com o creme preparado e distribuir a pimenta. Servir a seguir.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Alcachofra ao Pesto de Nozes




Preparo: 15 minutos
Rendimento: 10 porções

10 fundos de alcachofras em conserva grandes
1 Chávena (chá) de azeite de oliva
½ Chávena (chá) de queijo
1 Chávena (chá) de nozes
10 tomates-cereja cortados ao meio
½ maço de manjericão picado
4 dentes de alho
parmesão ralado
sal a gosto


Bater no processador o manjericão e o alho até obter uma pasta. Sem parar de bater, adicionar, aos poucos, o azeite de oliva e continuar a bater. Por último, adicionar as nozes, o queijo e o sal e bater até obter uma mistura homogênea. Reservar. Dispor os fundos de alcachofras em um prato grande. Distribuir os tomates e regue com o molho pesto. Decorar com folhas de manjericão.

Um bufê de muitas opções
Para enriquecer a mesa, incluir legumes, como cenoura, salsão e rabanete, cortados e servidos com um molho de sua preferência. Combinar frutas com frios (figo e melão com presunto cru) ou queijos (pêra com brie) e usar também na decoração.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sopa Dourada

Ingredientes:
• 100 gr de pão-de-ló
• 12 gemas
• 600 gr de açúcar
• 3 dl de água
• Canela q.b.

Preparação:
Corte o pão-de-ló em fatias finas. Leve a água e o açúcar ao lume até ferver por igual (ponto de fio fraco). Retire do lume. Mergulhe na calda, as fatias de pão-de-ló, colocando-as depois num prato de barro. Na restante calda misture as gemas batidas. Leve ao lume a cozer, mexendo sempre até fazer estrada. Espalhe o doce sobre as fatias e polvilhe com canela (para de obter um bom efeito, atire a canela dos quatro lados do prato).


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Aletria para o Natal

100 gramas de macarrão cabelinho de anjo
1 xícara de (chá) de açúcar
½ litro de água fervente
Canela em pó a gosto
6 cravos da índia
2 gemas batidas
2 canela e pau
1 litro de leite


Desfaça o macarrão com as mãos e despeje a água fervente sobre ele, deixe por alguns minutos e escorra. Leve o leite para ferver com o açúcar, o cravo e a canela e quando levantar fervura, acrescente o macarrão e cozinhe até absorver todo o leite. Retire do fogo e junte as gemas batidas e misture, leve de volta ao fogo até cozinhar as gemas. Pode servir em pratos ou em refratários. Por fim polvilhe a canela em pó a seu gosto. Se o macarrão absorver todo o leite e ele ainda não estiver macio, acrescente mais leite.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Aletria doce para o Natal

250 gramas de aletria (macarrão bem fininho)
1 lata de leite condensado
1 coco inteiro ralado
2 litros de leite


Ferver o leite. Após fervido, cozinhe a aletria no próprio leite, em fogo brando. Após estar cozido acrescente o coco e o leite condensado. Misture bem, até formar uma mistura parecida com um mingau. Depois que chegar a consistência certa, coloque em um pirex. Polvilhe canela em cima. Leve para gelar.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos Recheados

Ingredientes:
• 1 lata leite condensado
• 2,5 dl natas
• 3 dl de água
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 1 pitada de sal
• 50 gr de manteiga
• 1 casca de limão
• 200 gr de farinha
• 5 ovos
• Óleo para fritar
• Açúcar e canela para polvilhar
• 3 gemas
• 2 colheres (sopa) de farinha
• Raspa de 1 limão

Preparação:
Prepare a massa. Leve ao lume um tacho com a água, o açúcar, o sal, a manteiga, a casca de limão e deixe ferver. Nessa altura, retire a casca do limão e junte a farinha de uma só vez sem tirar do lume, mexendo sempre até a massa se descolar do tacho. Retire, então, do lume, deite numa tigela e deixe arrefecer um pouco. Junte os ovos, um a um, mexendo sempre.
Leve ao lume o óleo e deixe-o aquecer. Coloque colheradas de massa no óleo, poucas de cada vez, para que haja espaço suficiente para os sonhos crescerem.
Logo que a massa suba acima do nível do óleo pique-a com um garfo e deixe os sonhos fritarem.
Quando estiverem douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer.
Passe os sonhos por açúcar e canela, e dê-lhes um corte para poder introduzir o recheio.

Prepare o recheio. Deite o leite condensado num tacho, junte-lhe as gemas, mexa e adicione a farinha dissolvida em 3 colheres (sopa) de água. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Bata as natas em chantilly (sem açúcar) e junte-as ao creme. Adicione a raspa de limão e mexa delicadamente.
Recheie os sonhos e sirva.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos II

Ingredientes:
• 500 gr de farinha de trigo com fermento
• 3 colheres de sopa de manteiga
• 3 cascas finas de limão
• 10 ovos
• Sal
• Óleo para fritar

Preparação:
Leve ao lume 1/2 litro de água com a manteiga, as cascas de limão e uma pitada de sal.
Quando ferver, junte-lhe a farinha de uma só vez, misturando energicamente com uma colher de pau, sobre o lume, até a massa cozer e se despegar do fundo do tacho.
Retire do lume, deite a massa sobre uma superfície lisa e deixe arrefecer o suficiente para amassar com as mãos.
Mude para uma tigela e, um a um, adicione os ovos, batendo com a mão muito bem, entre cada adição.
A massa deve ficar muito macia mas moldável.
Se achar desnecessário, não adicione o último ovo, dependendo da grandeza dos ovos e da qualidade da farinha.
Aqueça uma boa porção de óleo num recipiente fundo e frite a massa ás colheradas (apenas 3 de cada vez), até os sonhos crescerem, abrirem e ficarem dourados, o que leva algum tempo.
O óleo não deve estar demasiado quente para os sonhos poderem crescer. Sirva com calda, ou com açúcar misturado com canela.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos I

Ingredientes:
• 1/2 lata de leite condensado
• 6 dl de água
• 160 gr de manteiga
• 1,5 colher de chá de sal
• 500 gr de farinha de trigo
• 10 ovos
• 45 gr de passas
• 45 gr de pinhões

Para o molho:
• 200 gr de açúcar
• 1 dl de água
• 1 casca de limão ou laranja

Preparação:
Ferva numa caçarola o leite condensado com a água, manteiga e sal e junte, de uma só vez, a farinha, mexendo rapidamente com uma colher de pau. Quando a massa formar uma bola retire-a para uma tigela e, depois de arrefecer, deite os ovos um a um, ligando-os bem. Misture depois as passas e os pinhões. Divida então a massa em pequenas parcelas com uma colher de sobremesa e frite-as em óleo bem quente. Escorra os sonhos e sirva-os mornos ou quentes, polvilhados com açúcar e canela ou molho.

Molho:
Ferva lentamente o açúcar com a água e a casca de limão ou laranja, durante 8 minutos.
Passe por um passador e está pronto a servir.
Se preferir, em vez de casca de limão ou laranja, use licor a gosto.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Sonho

Ingredientes:
• 4 dl de água
• 130 gr leite condensado
• 110 gr de manteiga
• 1 colher (chá) de sal
• 350 gr de farinha de trigo
• 7 ovos
• 30 gr de passas
• 30 gr de pinhões

Molho:
• 200 gr de açúcar
• 1 dl de água
• 1 casca de limão ou laranja

Preparação:
Leve uma caçarola ao lume com leite condensado, a água, a manteiga e o sal.
Quando ferver junte a farinha de uma só vez, mexendo rapidamente com uma colher de pau. Quando a massa formar uma bola retire-a, para uma tigela, deixe-a arrefecer e deite os ovos um a um, ligando-os bem. Por fim, misture as passas e os pinhões.
Leve ao lume uma quantidade abundante de óleo e, quando estiver quente, deite a massa em pequenas porções, com uma colher de sobremesa, auxiliando a deslocação da massa com o dedo indicador. Deixe fritar.
Depois de escorridos, sirva-os mornos ou quentes polvilhados com açúcar e canela ou molho.

Molho:
Leve ao lume o açúcar com a água a ferver lentamente, junte a casca de limão ou laranja, durante 8 minutos. Passe por um passador e fica pronto a servir.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Natal

Ingredientes:
• 3 dl de leite;
• 1,5 dl de óleo;
• 1 casca de limão;
• Uma pitada de sal fino;
• 250 gr de farinha;
• 6 ovos inteiros grandes;
• Óleo para fritar;
• Açúcar em pó para polvilhar.

Preparação:
Ferva o leite com o óleo, a casca de limão e o sal. De uma vez só adicione a farinha e, com uma colher de pau, misture até que a massa se descole do recipiente.
Depois de arrefecer, acrescente os ovos inteiros, um a um.
Mexa bem. Na frigideira, já com o óleo quente, coloque colheradas de massa, fritando de ambos os lados. Retire e escorra.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Laranja

ngredientes:
• 2,5 dl de água
• 50 gr de manteiga
• 150 gr de farinha
• Sumo de 4 laranjas
• 5 ovos
• 250 gr de açúcar
• Sal, óleo e azeite q.b.

Preparação:
Levar ao lume a água, temperada com sal com a manteiga e quando ferver juntar a farinha de uma só vez, mexendo rapidamente com colher de pau, até formar uma bola. Retirar e deixar arrefecer. Acrescentar o sumo de 1 laranja, amassar bem e em seguida adicionar os ovos um a um. Ligar tudo muito bem. Fritar colheradas desta massa numa mistura de óleo e azeite em partes iguais. À parte ferver o açúcar com o restante sumo e água em quantidade suficiente para fazer meio litro. Deixar ferver 5 minutos e servir os sonhos com esta calda.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Cenoura

Ingredientes:
• 200 gr de açúcar em pó
• 1 kg de puré de cenoura
• 200 gr de farinha de trigo
• 30 gr de fermento de padeiro
• 3 ovos
• 4 gemas
• Raspa de 1 laranja
• 1 colher de chá de canela
• Óleo e açúcar q.b.

Preparação:
Misture o açúcar em pó com o puré de cenoura, acrescente a farinha peneirada e envolva bem. Dissolva o fermento de padeiro num pouco de água morna e adicione ao preparado anterior, seguido dos ovos, as gemas, a raspa de laranja e, por fim a canela. Tape com um pano e deixe repousar até dobrar de volume. Aqueça o óleo numa frigideira e frite colheradas do preparado, virando-os até ficarem uniformemente dourados. Retire com o auxílio de uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente. Passe depois por açúcar e sirva.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Banana

Ingredientes:
• 220 gr de bananas descascadas
• 25 gr de açúcar
• 120 gr de farinha
• 2 dl de leite mal medidos
• 1 ovo
• Açúcar e canela q.b.

Preparação:
Esmagam-se as bananas com 1 garfo e misturam-se com o açúcar, a farinha, o leite e o ovo, ligeiramente batido.
Fritam-se colheradas desta massa em óleo bem quente. Escorrem-se sobre papel absorvente e polvilham-se com açúcar misturado com canela.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Alcachofra à Romana

Rendimento: 4 porções

1 Colher(es) (sopa) de folhas de hortelã picadas
5 Colher(es) (sopa) de salsinha picada
4 Chávena(s) (chá) de pão amanhecido ralado fino
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 alcachofras frescas grandes
2 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
Azeite de oliva


Lavar as alcachofras, descartar as folhas externas, vá abrindo as folhas do centro cuidadosamente e, com uma pequena colher, retirar os espinhos internos. Colocar as alcachofras de molho em água com limão enquanto prepara o recheio. Misturar o pão ralado com alho, salsinha, hortelã, temperar com sal, pimenta e juntar um pouco de azeite de oliva, o suficiente para obter uma farofa úmida. Retirar as alcachofras da água, escorrer, abrir as folhas e distribuir o recheio. Em uma panela larga e alta, se possível de terracota (argila), dispor as alcachofras. Com cuidado, colocar na panela óleo e água, na proporção de duas partes de óleo para uma de água (o líquido deve chegar à metade das alcachofras, no máximo), cobrir com folha de papel-alumínio e tampar. Cozinhar em fogo não muito forte até que as alcachofras fiquem macias.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Abóbora

Ingredientes:
• 0,5 litro de água
• 150 gr de abóbora
• Casca de 1/4 de limão
• 150 gr de manteiga
• 1/2 cálice de aguardente
• 10 ovos
• 150 gr de açúcar
• 350 gr de farinha

Preparação:
Coloque num tacho com a água, a abóbora, a casca de limão, a manteiga e a aguardente. Leve ao lume até ferver. Misture a farinha e coza, mexendo sempre, até a massa se despegar do fundo do tacho. Deixe arrefecer e misture os ovos, um a um.
Deite colheradas de massa em óleo fervente. Retire quando estiverem loiros. Passe por açúcar e canela.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas em Calda de Laranja

Ingredientes:
• 6 carcaças (de véspera)
• 1,5 dl de leite
• 6 ovos
• 1 dl de água
• 125 gr de açúcar
• 2 laranjas (vidrado da casca e sumo)
• Azeite q.b.

Preparação:
Elimine as pontas das carcaças e corte-as em fatias com, mais ou menos, um dedo de espessura. Passe-as pelo leite e em seguida pelos ovos batidos, frite-as em azeite bem quente. Retire e deixe-as escorrer bem, disponha-as numa travessa. Reserve.
Leve ao lume a água com o açúcar até atingir o ponto de fio. Retire todo o vidrado das cascas da laranja e adicione-o à calda de açúcar, juntamente com o sumo das mesmas.
Regue as fatias com esta calda e sirva.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Vinho Quente

Ingredientes (para 6 pessoas):

6 ovos
1 l de água
250 g de açúcar
2,5 dl de vinho verde tinto
2,5 dl de vinho Madeira tinto ou Moscatel
2,5 dl de vinho do Porto (tinto doce)
pão duro
sal



Preparação:

Batem-se as gemas com açúcar até se obter uma boa gemada.
Entretanto, leva-se ao lume 1 l de água a que se juntam umas pedrinhas de sal. Deixa-se levantar fervura. Retira-se do calor, juntam-se os vinhos verde e Madeira (ou moscatel) e leva-se novamente ao lume para levantar fervura.
Depois, adiciona-se o líquido, a pouco e pouco, à gemada. Volta a ir ao lume apenas para ferver. Os ovos ficaram assim cozidos.
Fora do calor, adiciona-se o vinho do Porto que já não vai ao lume. Mexe-se e, se for necessário, junta-se um pouco mais de açúcar.
Na altura de servir, aquece-se o vinho em banho-maria e serve-se em chávenas com bocadinhos de pão fazendo sopas.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Vinho do Porto Quente

Ingredientes:

0,5 l de vinho do Porto de boa qualidade
½ cálice de aguardente velha
1 colher de sopa de mel
1 chávena de café de passas
1 chávena de café de corintos
1 pau de canela



Preparação:

Deite o vinho do Porto num tacho. Em seguida, leve-o ao lume e vá adicionando os ingredientes pela ordem acima referidos. Mexa muito bem até levantar fervura e sirva.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sopa Dourada

Ingredientes:

750 g de açúcar
300 g de pão-de-ló
15 gemas de ovos
canela em pó




Preparação:

Leva-se o açúcar ao lume com 3dl de água e deixa ferver até se obter e deixa-se ferver até se obter ponto cabelo (106º C). Corta-se o pão-de-ló em fatias grossas, que se passam pela calda de açúcar e se colocam numa travessa cuidadosamente e com a ajuda de uma escumadeira.
Adiciona-se um pouco de água à calda e deixa-se ferver até fazer ponto de pérola (108º C).
Adiciona-se um pouco de calda às gemas, apenas cortadas com uma faca e junta-se à restante calda. Leva-se ao lume a engrossar, ficando com consistência de ovos-moles.
Deitam-se estes ovos-moles sobre fatias de pão-de-ló e polvilha-se tudo com canela.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sopa Doce

Ingredientes:

0,5 l de vinho verde tinto
300 g de açúcar
200 g de pão
1 pau de canela
canela em pó q. b.




Preparação:

De véspera, ponha o pão de molho num pouco de água. Leve ao lume o vinho com açúcar e o pau de canela. Deixe levantar fervura e adicione o pão. Mexa e deixe cozer durante cerca de 10 minutos, até obter um creme espesso, homogéneo e de cor avermelhada. Depois, coloque em pratos de servir e depois de frio polvilhe com canela.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos de Cenoura

Ingredientes:

30 g de fermento de padeiro
0,5 dl de leite
250 g de farinha
500 g de cenoura cozida
sal, óleo, açúcar e canela q.b.




Preparação:

Comece por dissolver o fermento em leite morno. Adicione a farinha, depois a cenoura, previamente feita em puré. Tempere com uma pitada de sal, amasse bem e tape com um pano. Coloque em local aquecido e deixe levedar. Em seguida, com uma colher retire pedaços de massa e ponha fritar em óleo quente, virando-os de vez em quando. Retire com uma escumadeira e deixe a escorrer em papel absorvente. Passe-os por açúcar e canela enquanto estiverem mornos.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sonhos

Ingredientes:

30 g de açúcar
50 g de manteiga
200 g de farinha
50 g de farinha maisena
4 dl de água
5 ovos
casca de limão
sal



Ingredientes para calda:

500 g de açúcar
1 casca de limão
1 casca de laranja
1 pau de canela




Preparação:

Num tacho põe-se a água, a manteiga, o açúcar, a casca de limão e uma pitada de sal. Leva-se ao lume e, quando levantar fervura, tira-se a casca de limão e juntam-se as farinhas, previamente peneiradas e misturadas.
Mexe-se muito bem com uma colher de pau até fazer uma bola. Tira-se do lume e deita-se num alguidar, mexendo sempre com a colher de pau até arrefecer completamente.
Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição até o ovo estar completamente absorvido. Fritam-se colheradas desta massa em óleo abundante, mas um pouco quente (150ºC).
O lume deve estar no mínimo para que a temperatura se mantenha durante a cozedura dos sonhos.
À medida que estes vão alourando, picam-se com um garfo ou com uma agulha de tricô.
Servem-se regados com a calda de açúcar.



Preparação da calda:

Levam-se ao lume a ferver 3 dl de água com açúcar. Juntam-se um pau de canela, as cascas de limão e laranja e deixa-se ferver durante 15 minutos. Retiram-se as cascas, deixa-se arrefecer e serve-se.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Roupa Velha

Preparação:

Cortam-se aos bocadinhos a couve, o bacalhau e as batatas que sobraram da consoada.
Picam-se alguns dentes de alho e alouram-se em azeite. Juntam-se as couves, o bacalhau e as batatas, mexe-se e deixa-se ao lume apenas o tempo necessário para aquecer bem.



Atenção:

Este prato é feito apenas com os restos da consoada, que já se fez mais abundante para que a roupa-velha possa ser feita no almoço do dia de Natal.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas Douradas ou Fidalgas

Ingredientes:

12 fatias de pão de véspera (cacete)
5 dl de leite
1 colher de sopa de manteiga
350 g de açúcar
2 paus de canela
2 casquinhas de limão
8 gemas
1 clara de ovo
canela em pó
1 cálice de vinho do Porto (facultativo)



Preparação:

Leva-se o leite ao lume com manteiga, três colheres de sopa de açúcar, um pau de canela, uma casca de laranja e uma pitada de sal. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Passam-se as fatias por este leite e dispõem-se numa travessa ou sobre uma toalha para absorver o leite.
Noutro recipiente largo e baixo, leva-se o restante açúcar ao lume com 4 dl de água, um pau de canela e uma casca de limão. Deixa-se ferver durante 10 minutos.
Entretanto batem-se muito bem as gemas com a clara.
Passam-se as fatias de pão pelos ovos, introduzem-se duas a duas na calda de açúcar a ferver, e deixam-se cozer, primeiro de um lado depois do outro. Entre a cozedura de cada par de rabanadas, adiciona-se um cálice de água fria à calda.
Polvilham-se as rabanadas com canela e, finalmente, regam-se com a calda a que se adicionou um cálice de vinho do Porto. Servem-se no dia seguinte.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas ou Fatias-de-paridas

Ingredientes:

1 pão de véspera (cacete ou de forma)
3 dl de leite
4 ovos
300g de açúcar
canela
1 casca de limão
óleo para fritar
1 vagem de baunilha



Preparação:

Leva-se o leite e ferver com 2 colheres de sopa de açúcar, a casca de limão e a vagem de baunilha. Batem-se os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível. Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm e passam-se primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e escorrem-se sobre papel absorvente ou sobre um pano. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou com calda de açúcar.

Nota: Se desejar em vez de polvilhar com açúcar e canela ou com calda de açúcar, pode fazer leite-creme e deita-lo na barriga das rabanadas.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas Antigas

Ingredientes:

1 pão de cacete de 500 g
300 g de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 pau de canela
1 casca de limão
2 gemas
2 ovos
7,5 dl de vinho tinto verde ou maduro
250 g de mel
1 colher de sobremesa de canela em pó
óleo para fritar



Preparação:

Corta-se o cacete em fatias com cerca de 1 cm de espessura.
Leva-se ao lume o açúcar com 2 dl de água, a manteiga, o pau de canela, a casca de limão e uma pitada de sal. Deixa-se ferver durante 5 minutos.
Retira-se do lume e introduzem-se as fatias de pão na calda bem quente.
Escorrem-se sobre uma peneira ou passador.
Em seguida, passam-se as fatias pelas gemas batidas com os ovos inteiros e alouram-se em óleo quente. À medida que se vão fritando as rabanadas, põem-se numa travessa funda e polvilham-se com açúcar e canela.
À parte, mistura-se o vinho tinto com o mel, a canela em pó e, se ovinho for verde ou agreste, açúcar. Leva-se ao lume só para levantar fervura e deita-se sobre as rabanadas. Viram-se com cuidado para não se partirem.
Servem-se no dia seguinte.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Pudim de Natal

Tempo de preparação: 2 h. 40 min.



Grau de dificuldade: Difícil



Ingredientes (para 6 pessoas):

100g açúcar mascavado
100g banha
6 colheres de sopa Brandy
0,5 colher de chá canela em pó
100g farinha
raspas de laranja q.b.
raspas de limão q.b.
75g miolo de amêndoa
0,5 colher de chá noz-moscada
2 ovos
75g pão ralado
175g passas
100g pêssego
175g sultanas
sumo de limão q.b.



Preparação:

Numa tigela misture os pêssegos com as passas, as sultanas, o miolo de amêndoa, a raspa da laranja, a raspa e o sumo de limão. Para uma outra tigela peneire a farinha e junte a canela, a noz-moscada, o miolo de pão, a banha e o açúcar mascavado. Deite os ovos e misture bem. Adicione a este preparado os frutos secos, mexa, tape e deixe em repouso até ao dia seguinte. Unte com manteiga uma forma de pudim. Junte à massa o brandy e deite na forma. Leve o pudim a lume brando, em banho-maria, e deixe que ele coza durante umas 2 horas. Uma vez cozido, deixe que o pudim arrefeça completamente e desenforme-o. Na hora de levar para a mesa flameja-o. Para tal, leve um pouco de brandy ao lume dentro de uma concha de sopa. Puxe o fogo ao brandy e deite-o cuidadosamente sobre o pudim.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Migas Doces

Ingredientes:

12 ovos
18 colheres de sopa de açúcar
125 g de miolo de noz
canela



Preparação:

Misturam-se os ovos com o açúcar e batem-se ligeiramente. Deita-se a mistura num tacho e leva-se a lume brando até começar a engrossar. Retira-se o preparado do lume e mexe-se um pouco mais. Deita-se na travessa.
Parte-se o miolo de noz, esfregando-o entre as mãos, e junta-se ao doce.
Serve-se polvilhado com canela.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Mexidos de ovos com amêndoas

Ingredientes:

400 g de açúcar
125 g de amêndoas peladas
100 g de uvas passa
1 pau de canela
1 colher de sopa de manteiga
1 cálice de vinho do Porto
100 g de pão cacete
12 gemas
leite




Preparação:

Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água a ferver até fazer ponto de pérola fraco. Rala-se a amêndoa (devendo ficar grossa). Adiciona-se a amêndoa à calda, juntamente com as passas, o pau de canela, a manteiga e o Porto. Deixa-se engrossar.
Entretanto, escalda-se o pão (só o miolo) com um pouco de leite a ferver. O leite é apenas o suficiente para embeber o pão. Desfaz-se o pão o melhor possível (com a varinha), escalda-se com o preparado anterior e leva-se novamente ao lume a ferver.
Depois de bem cozido, retira-se o calor, deixa-se arrefecer um pouco e adicionam-se as gemas desfeitas.
Leva-se novamente ao lume só para levantar fervura.
Serve-se em travessas, devendo ficar ralo e fino, sendo às vezes preciso juntar mais calda fraca de açúcar, que será feira à parte.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Mexidos

Ingredientes:

1 abóbora-menina média (5 kg a 6 kg)
1,5 kg de farinha de milho branco
1,250 kg de farinha de trigo
30 g de fermento de padeiro
75 g de manteiga
650 g de açúcar
2 limões
1 colher de sopa de erva-doce
1 colher de sopa de canela
sal




Preparação:

Leva-se a água ao lume com todos os ingredientes, com excepção dos frutos e do pão. Deixe ferver durante 15 minutos. Juntam-se então os frutos e deixa-se ferver mais 15 minutos.
Corta-se o pão em fatias muito finas (o mais fino possível) e escalda-se com água a ferver. Esta água deve ser na menor quantidade possível. Junta-se o pão ao preparado anterior, cuidadosamente, para evitar que ganhe grumos.
Deixa-se ferver um pouco mais para apurar, mexendo sempre.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Merendeiras do Natal

Ingredientes:

1 abóbora-menina média (5 kg a 6 kg)
1,5 kg de farinha de milho branco
1,250 kg de farinha de trigo
30 g de fermento de padeiro
75 g de manteiga
650 g de açúcar
2 limões
1 colher de sopa de erva-doce
1 colher de sopa de canela
sal




Preparação:

Coze-se a abóbora em água temperada com sal.
Peneira-se a farinha de milho para um alguidar e escalda-se com a água de cozer a abóbora. A farinha deve ficar toda molhada. Tapa-se com um pano e deixa-se descansar durante 1 hora.
Desfaz-se o fermento com um pouco de água de cozer da abóbora amornada. Junta-se à farinha de milho que, entretanto, já repousou. Junta-se ainda a farinha de trigo, a erva-doce, a canela, o açúcar, a manteiga, a raspa da casca dos dois limões, a abóbora desfeita (em puré) e um pouco de sal dissolvido num pouco de água onde a abóbora cozeu. Amassa-se tudo muito bem e polvilha-se com farinha. Tapa-se com um pano e deixa-se levedar em local temperado. Geralmente faz-se uma marca no alguidar 8 cm a 10 cm acima do nivel da massa. Quando atingir essa marca considera-se levedada.
Tendem-se as merendeiras em forma redonda e levam-se a cozer em forno bem quente.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Filhós de Forma

Ingredientes:

500 g de farinha
5 ovos
2 laranjas
1 colher de sopa de açúcar
água
sal
1 cálice de vinho do Porto




Preparação:

Peneira-se a farinha para uma tigela. Junta-se uma pitada de sal, o açúcar e a água suficiente para obter uma massa mole. Adicionam-se as gemas, a raspa da casca das laranjas e o vinho do Porto e deixa-se a massa a repousar. Na altura de se utilizar, incorporam-se as claras batidas em castelo.
Mergulha-se a forma de filhós em óleo bem quente, escorre-se muito bem e introduz-se a massa, mas sem ficar totalmente coberta. Mergulha-se a forma no óleo, sacode-se para a massa cair e deixa-se fritar até alourar.
Servem-se polvilhadas com açúcar e canela.

Nota: Não se deve deixar cair o óleo na massa, pois ela deixaria de aderir à forma.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Filhós Enroladas

Ingredientes:

6 ovos
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de manteiga
1 dl de aguardente
1 colher de sopa de açúcar
farinha
1 kg de açúcar para calda



Preparação:

Batem-se muito bem os ovos com a banha, a manteiga, a aguardente e a colher de açúcar. Em seguida começa a juntar-se a farinha e a amassar até se obter uma massa elástica e que se estenda bem. Deixa-se descansar um pouco. Põe-se o azeite ao lume.
Estende-se a massa da qual se cortam umas tiras com cerca de 7 cm x 20 cm. Pega-se com a mão numa das extremidades da tira de massa e segura-se a outra extremidade com um garfo comprido. Introduz-se o garfo com a ponta da massa no azeite a ferver e vai-se deixando cair e enrolando. Deixam-se fritar as filhós até estarem louras e passam-se depois por açúcar em ponto de voar (110º C), ficando muito brilhantes.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Filhós de Chila

Ingredientes:

400 g de chila cozida e espremida
4 colheres de sopa de farinha
4 ovos
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar



Preparação:

Coza a chila em água e sal. Em seguida, esprema bem e desfaça-a em fios com as mãos. Deite a chila num alguidar e junte a farinha e os ovos inteiros. Bata tudo muito bem. Deste preparado molde, com duas colheres de sopa, as filhós e coloque-as em óleo previamente aquecido. Depois de frias, escorra-as sobre papel absorvente, envolvendo-as com açúcar e canela, enquanto bem quentes.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Broas de Natal

Ingredientes:

2 kg de batata-doce
1,750 g de açúcar
1,5 kg de farinha de milho amarelo
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de erva-doce
raspa da casca de 1 limão
farinha de trigo
gemas de ovos



Preparação:

Lavam-se as batatas e cozem-se em água temperada com um pouco de sal. Reserva-se a água. Pelam-se as batatas e reduzem-se a puré. Pesa-se este puré e tomam-se 2 quilos. Leva-se o açúcar ao lume com um copo da água de cozer as batatas e deixa-se ferver até fazer ponto de pérola (108º C). Junta-se o puré de batata e deixa-se ferver até se ver o fundo do tacho.
Entretanto, peneira-se a farinha para um alguidar. Junta-se-lhe a canela, a erva-doce e um pouco de sal. Escalda-se a farinha com o preparado de batata. Mexe-se, deixando o puré de batata absorver (afogar) completamente a farinha. Esta operação deve ser feita à noite, ficando assim para o até ao dia seguinte.
No dia seguinte retiram-se bocadinhos de massa que se moldam que se moldam em broas sobre uma tábua polvilhada com farinha de trigo.
Dispõem-se as broas em tabuleiros untados com azeite. Pincelam-se com gemas de ovo e levam-se a cozer em forno quente.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Bolos Podres de Natal

Ingredientes:

750 g de farinha de trigo
3,5 dl de azeite
250 g de açúcar
2 dl de água
5 g de canela
5 g de erva-doce
amêndoas



Preparação:

Num tacho levam-se ao lume todos os ingredientes com excepção da farinha, do açúcar e das amêndoas. Deixa-se levantar fervura.
Tem-se a farinha peneirada com o açúcar num alguidar e escalda-se com a mistura anterior a ferver. Amassa-se tudo muito bem e tende-se a massa em pequenos bolos de forma cónica, no cimo dos quais se pode espetar uma amêndoa.
Colocam-se os bolos num tabuleiro e levam-se a cozer em forno quente. Deixam-se arrefecer um pouco e depois passam-se por açúcar.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Bolo Rei

Tempo de preparação: 7 h.



Grau de dificuldade: Difícil



Ingredientes (para 6 pessoas):

150g açúcar
750g farinha
1 fava
30g fermento de padeiro
175g frutas cristalizadas
250g frutos secos
raspas de laranja q.b.
raspas limão q.b.
150g margarina
1 colher de sobremesa sal
4 ovos
1 dl. vinho do Porto



Preparação:

Depois de retirar as sementes que possam haver, pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar). Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em lugar não muito frio durante 15m. Entretanto, bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e o fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até que a massa fique elástica e macia e junte as frutas, misturando muito bem. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente não muito frio durante 5 horas. Depois da massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava, e deixe levedar mais uma hora. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Bolo de Natal

Ingredientes:

500 g de farinha
500 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos
3 colheres de chá de fermento em pó
raspa da casca de 1 limão
noz-moscada
1 cálice de aguardente
1 cálice de vinho de Porto
500 g de frutas cristalizadas (tendo de incluir obrigatoriamente cidrão)
125 g de nozes
1,5 dl de melaço
2 variedades de doce de fruta (2 colheres de sopa de cada um: marmelo, figo, uva, morango, entre outros)



Preparação:

Picam-se as frutas cristalizadas e polvilham-se com farinha. Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter um creme. Juntam-se as gemas, misturam-se bem e adicionam-se os restantes ingredientes com a excepção com excepção das claras, sendo a farinha peneirada com o fermento.
Batem-se as claras em castelo bem firme e juntam-se ao preparado anterior. Deita-se a massa numa forma redonda bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se a cozer em forno médio durante cerca de uma hora e meia. Verifica-se a cozedura com um palito, que deve sair seco.

Nota: Este bolo, que deve ser feito pelo menos com 8 dias de antecedência, serve-se no Natal sem qualquer enfeite ou apenas enfeitado com frutas cristalizadas.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Bolo de Família

Ingredientes:

1 kg de farinha
1 kg de açúcar
250 g de manteiga
60 g de banha
raspa da casca de 1 limão
1 pacote de bicarbonato de sódio (15 g)
6 ovos
2 colheres de chá de canela
1 litro de leite
8 colheres de sopa de melaço
passas, cidra cristalizada picada e nozes picadas a gosto



Preparação:

Batem-se bem todos os ingredientes e deita-se a massa em formas redondas forradas com papel vegetal e untadas. Levam-se a cozer em forno bem quente. O forno será mais ou menos quente conforme o tamanho dos bolos: quanto mais pequenos mais quente.

Nota: Para serem comidos aguarda-se pelo menos 3 semanas.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Bolinhos de Jerimu

Ingredientes:

2 kg de abóbora-menina (jerimu)
5 colheres de sopa de açúcar
60 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
5 ovos
1 cálice de vinho do Porto
raspa da casca de 2 limões



Preparação:

Começa-se por cozer a abóbora em água temperada com um pouco de sal. Passa-se por um passador e espreme-se o puré obtido dentro de um pano, para se retirar toda a água. Junta-se ao puré de abóbora a farinha com o fermento, as gemas, o açúcar, a raspa das cascas dos limões e o vinho do Porto. Mexe-se bem.
Por fim, adicionam-se as claras batidas em castelo bem firme.
Fritam-se colheradas desta massa em óleo bem quente.
Servem-se os bolinhos polvilhados com açúcar e canela.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Bacalhau da Consoada

Preparação:

Cozem-se postas de bacalhau bem alto demolhado juntamente com couves pencas (couve portuguesa).

À parte, cozem-se batatas com pele.

Na altura de servir, descascam-se os ovos e pelam-se as batatas. Serve-se tudo junto ou em recipientes separados.

Deve preparar-se tudo à última da hora para que seja servido bem quente.





Preparação do molho:

Leva-se ao lume uma porção de azeite (cerca de 0,5 dl por pessoa) com alguns dentes de alho abertos ao meio. Quando levantar fervura, retira-se do lume e junta-se um pouco vinagre.

Serve-se numa molheira.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Aletria com Ovos

Ingredientes (para 10 pessoas):

100g de aletria
4dl de leite
150g de açúcar
50g de manteiga
3 gemas
casca de limão
canela




Preparação:

Coze-se a aletria em água durante 5 minutos e escorre-se.
Em seguida, leva-se o leite ao lume juntamente com casca de limão, açúcar e a aletria e deixa-se cozer. Depois da aletria estar cozida, junta-se a manteiga e, fora do lume, misturam-se as gemas previamente batidas
Leva-se ao lume apenas para que as gemas cozam ligeiramente. Serve-se a aletria polvilhada com canela.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas Recheadas

Ingredientes:
• 15 pães (carcaças, paposecos) com 2 dias
• 1 litro de leite
• 250 gr de açúcar
• 50 gr de passas sem caroço
• 40 gr de manteiga
• 3 maçãs
• 3 ovos batidos
• 1 dl de água
• Limão, raspa e casca
• 2 paus de canela
• Óleo para fritar
• Açúcar e canela q.b. para polvilhar

Preparação:
Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em meias luas finas e coloque-as num tacho. Adicione a manteiga, as passas, a raspa de limão, um pau de canela, 80 gr de açúcar e a água. Leve o tacho ao lume, sem o tapar e, deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. O resultado a obter deverão ser as maçãs brilhante e sem liquido. Retire do lume e reserve.
Ferva o leite com o restante açúcar, a casca de limão e o pau de canela.
Retire a côdea aos pães. Mergulhe-os no leite, já morno, até que fiquem bem ensopados, retire um de cada vez e aperte-o com as mãos para que liberte o excesso de liquido. Faça um corte central, em cada pão, sem chegar à outra extremidade, e com a ajuda de uma colher de chá recheie com a mistura da maçã. Molde em forma de bola, para que o recheio fique escondido.
Passe os pães pelos ovos batidos e frite-os em abundante óleo quente, rapidamente até que dourem de todos os lados. Escorra-os sobre papel absorvente e ainda quente passe-os por açúcar e canela, dispondo-os depois numa travessa de serviço.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas no Forno

Ingredientes:
• 7 fatias de pão de forma
• 1 chávena de chá de leite
• 1 colher de chá de essência de baunilha
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 3 colheres de sopa de água
• 1 colher de sopa de margarina
• 1 ovo
• 1 clara
• Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Misture o leite, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione 3 colheres de água e misture bem. Reserve.
Unte uma forma com margarina.
Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido.
Coloque as fatias na forma untada e leve ao forno bem quente, pré aquecido, por aproximadamente 8 minutos.
Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem nos dois lados.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rabanadas do Convento

Ingredientes:
• 1 cacete com 2 dias;
• 1 kg de açúcar;
• 1 pau de canela;
• 2 tiras de casca de limão;
• 1 colher de sopa de manteiga;
• 1 colher de sopa de mel;
• Sal;
• 12 gemas;
• 2 cálices de vinho do Porto.

Preparação:
Corta-se o pão em fatias com um dedo de espessura. Com 300 gr de açúcar, 2 dl de água, o pau de canela, as cascas de limão, a manteiga, o mel e uma pitada de sal, faz-se uma calda pouco espessa, a que se junta, fora do lume, 1 cálice de vinho do Porto. Deixa-se arrefecer. Entretanto, batem-se as gemas num prato apenas para as ligar. Numa frigideira pequena, cujo tamanho deve ser ligeiramente maior do que as fatias de pão depois de demolhadas, leva-se o restante açúcar ao lume com água e deixa-se ferver até se obter um ponto fraco (102 ºC no máximo). Passam-se as fatias de pão pela a calda, depois pelas as gemas e introduzem-se na calda que está a ferver, como quem frita. Cada rabanada é assim frita em calda de açúcar e uma de cada vez. À medida que vão fritando, colocam-se as rabanadas em travessas fundas ou taças. Estando todas as rabanadas fritas, regam-se com a calda da fritura, a que se juntou 1 cálice de vinho do Porto. A calda apresenta farrapos de ovos.

Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Entradas - Salada de natal

Ingredientes:

3 Colheres de azeite
50 gramas de uvas passas sem sementes
4 tomates picados sem semente
50 gramas de azeitonas verdes
2 latas de seletas de legumes
2 cubos de caldo de galinha
250 gramas de maionese
Salsa e cebolinha a gosto
2 maçãs verdes picadas
2 latas de milho verde
2 cenouras raladas
2 peitos de frango
Sal


Preparação:

Refogar o frango e desfiar. Refogar o frango com os cubinhos e sal. Picar os tomates sem semente, cortar a maçã com casca em cubinhos, ralar a cenoura crua e picar a salsa e cebolinha e reservar. Picar também as azeitonas. Juntar tudo em uma vasilha grande adicionando todos os ingredientes e a maionese no final.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Entrada - Salada Natalina light

Ingrediente:

3 Colher(sopa) de uvas passas escuras, sem sementes
3 Colher(chá) de cenoura ralada crua
1 maçã picada salpicada com suco de limão para não escurecer

Molho:
1 Colher(sopa) de maionese light
1 Colher(chá) de suco de limão
½ Colher(chá) de iogurte light
Sal a gosto

Preparação:

Misturar os ingredientes do molho. Em uma tigela, misturar os ingredientes da salada. Cobrir com o molho e deixar em geladeira por, pelo menos, 1 hora. Servir sobre folhas verdes.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Rabanadas de Vinho Tinto

Ingredientes:
(para 7 unidades)
• 200 gr de cacete ou pão de forma com dois dias
• 5 dl de vinho verde tinto
• 200 gr de açúcar
• 1 pau de canela
• 1 limão
• 6 ovos
• Óleo para fritar
• Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Corte o pão em fatias. Misture o vinho com o açúcar, o pau de canela ea casca do limão, e leve ao lume até ferver. Molhe no vinho o pão cortado e depois passe pelos ovos batidos. Frite em óleo. Escorra as fatias e coloque-as num prato fundo. Polvilhe com açúcar e canela.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Filhós de Abóbora-Menina

Ingredientes:
• 1400 gr de abóbora-menina *
• 600 gr de farinha de trigo fina
• 4 ovos inteiros
• 10 gr de fermento de padeiro
• Meio grama de sal

Preparação:
Coze-se a abóbora deixando-a depois escorrer num passador; depois de bem escorrida desfaz-se com o fermento, juntando o sal, os ovos e a farinha, amassando-se tudo muito bem. Deixa-se fintar (levedar) durante o tempo necessário (10 horas em média, variando contudo conforme a temperatura do ar). Depois da massa bem finta (levedada) põe-se azeite de muito boa qualidade num tacho e quando estiver a ferver, vão-se-lhe deitando dentro bolinhas de massa do tamanho de uma noz. Quando as bolinhas estiverem bem louras, tiram-se para uma travessa e servem-se polvilhadas com açúcar.

*Dica: O peso da abóbora é calculado, depois de cozida, escorrida e espremida.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Filhós de Abóbora

Ingredientes:
• 1 kg de abóbora-menina
• 1,25 kg de farinha de trigo
• 50 gr de fermento de padeiro
• 1 cálice de aguardente
• Azeite (q.b.) para fritar
• Canela (q.b.)
• Açúcar (q.b.)

Preparação:
Descasque a abóbora, retire-lhe as sementes e corte-a em cubos regulares. Coloque a abóbora a cozer. Quando esta estiver cozida, retire-a da água, escorra-a muito bem e deixe-a arrefecer ligeiramente. Misture-a com a farinha num alguidar e amasse tudo muito bem em conjunto. Dilua o fermento num pouco de água da cozedura da abóbora. Junte o fermento diluído e a aguardente à massa, trabalhando-a muito bem. Depois de bem amassada, deixe levedar dentro do alguidar, tapada com um cobertor de lã em local morno e sem correntes de ar. Quando a massa estiver bem lêveda, coloque ao lume uma frigideira com azeite, o qual deve ficar bem quente, e comece a fritar, deitando a massa com a ajuda de duas colheres. Depois de fritas, passe as filhós por uma mistura de canela e açúcar.

Dica: Também se pode regar as filhós com mel, depois de fritas, em vez de as envolver na mistura de canela e açúcar.

domingo, 28 de novembro de 2010

Tronco de Natal

Ingredientes
• 5 ovos inteiros
• 5 gemas
• 180 g de açúcar
• 115 g de farinha
• 1 a 2 gotas de essência de baunilha

Preparação
Bata os ovos inteiros com as gemas, até que se encontrem em espuma. Adicione aos poucos o açúcar, sem parar de bater. Junte as gotas de essência de baunilha e, por fim, peneire a farinha e envolva-a no preparado. Verta para um tabuleiro untado e forrado com papel vegetal, igualmente untado, e leve ao forno, preaquecido a 200°, durante cerca de 10 a 15 minutos. Retire do forno, desenforme sobre uma superfície polvilhada com açúcar e deixe arrefecer. Entretanto, prepare o creme pasteleiro. Leve ao lume 1 1 de leite com 1 vagem de baunilha aberta ao meio, até levantar fervura. Envolva 2 colheres (de sopa) de farinha maisena em 360 g de açúcar e junte 8 ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Corte 100 g de manteiga em pedacinhos e junte-a ao preparado. Por último, verta o leite em fio, mexendo sempre. Retire a vagem de baunilha e leve tudo a lume brando, mexendo sempre até engrossar, e sem deixar levantar fervura. Retire do lume e continue a mexer até arrefecer um pouco. Em seguida, barre a massa com este creme, enrole e apare as pontas. De uma das extremidades da torta, corte dois pedaços, para fazer as hastes.
Confeccione o creme de manteiga achocolatado: Na batedeira eléctrica, bata 500 g de manteiga até obter um creme homogéneo e junte-lhe 2 gotas de essência de baunilha. Entretanto, leve 400 g de açúcar ao lume com 1,5 dl de água e deixe ferver até obter ponto de pérola. Bata as claras de 8 ovos em castelo e, sem desligar a máquina, junte a calda em fio. Continue a bater até arrefecer. Junte 100 g de chocolate derretido e este merengue à manteiga, envolvendo suavemente. Monte o tronco, cubra-o com creme de manteiga achocolatado e polvilhe com chocolate em lascas. Barre as extremidades com creme pasteleiro e decore com estrelas de chocolate.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Filhós da Maria

Ingredientes:
• 0,5 kg de pão em massa;
• 150 gr de fermento de padeiro;
• 4 kg de farinha;
• 24 ovos
• 2 paus de canela;
• 3 larajas (sumo);
• 1/4 litro de aguardente;
• 1 chavena de chá de vinho do porto;
• 100 gr de sal;
• 0,5 litro de azeite;
• 800 gr de açúcar.

Preparação:
Fazer 1l de chá com os paus de canela. Desfazer o fermento de padeiro e a massa de pão nesse chá. Depois da massa bem desfeita, adicionam-se os ovos previamente bem batidos, a aguardente, o vinho do porto, o sumo e a raspa das laranjas, o azeite bem quente, o açúcar e o sal. Bater energicamente esta massa e ir introduzindo lentamente a farinha. Amassar muito bem e deixar repousar durante 2h coberta com uma manta e de preferência em local quente pois a massa não pode arrefecer. Por fim estender a massa e molda-las a gosto. Fritar em azeite quente. Polvilhar com açúcar e canela.

Pesquisar neste blogue