quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bolo Rei

INGREDIENTES
Para 4 pessoas.
30 g. de fermento para pão
500 g. de farinha de trigo
1 a 2 dl leite
4 ovos
200 g. de açucar
conhaque q.b.
150 g. de frutas cristalizadas cortadas e maceradas em conhaque
80 g. de nozes e passas
frutas cristalizadas e nozes para enfeitar
2 gemas para pincelar o bolo
geleia de fruta e açucar em pó para cor
pão em fatias finas qb

PREPARAÇÃO
em 90 minutos.
1 Desfaça o fermento num dl de leite tépido e junte-lhe alguma farinha. Misture bem e deixe em repouso por cerca de 2 horas coberto e em lugar abrigado.
2 Dentro de um recipiente vidrado deite os ovos, o açucar, a manteiga, 1 calice pequeno de conhaque, o fermento que preparou e bata tudo. Aos poucos, adicione a restante farinha amassando bem, durante cerca de 30 minutos como se fosse pão. Se achar necessário, adicione um pouco de leite. Junte depois as frutas escorridas, as nozes e as passas e misture muito bem.
3 Cubra com um pano branco e outro de lã e deixe levedar em lugar abrigado, de preferência, de um dia para o outro.
4 Quando as ervilhas estiverem cozidas, retira-se a salsa e juntam-se os ovos. Quando estes estiverem cozidos partem-se com o auxílio de um garfo. Adicionam-se as fatias de pão e serve-se.
5 Divida a massa em duas porções ou prepare um bolo grande. Forme uma ou duas argolas dentro de um tabuleiro untado, colocando no meio uma lata vazia para o bolo não unir. Enfeite com frutas cristalizadas e meias nozes e deixe levedar novamente no tabuleiro por mais duas ou três horas.
6 Pincele com gemas batidas. Leve depois ao forno (já quente) e, de preferência, de lenha. Depois de prontos e ainda quentes, pincele os bolos com geleia de fruta e polvilhe com açucar em pó.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue